Menu do Município
Estremoz integra o subgrupo de municípios do alentejo Central. Insere-se numa região integrada, denominada por Zona dos Mármores, sub-região que agrupa também os municípios de Alandroal, Borba e Vila Viçosa.
Goza de uma posição geográfica privilegiada, devido à sua localização no cruzamento de dois importantes eixos de desenvolvimento: Lisboa Madrid e Faro-Guarda, e de ligação rodoviária, quer no estrangeiro, quer no eixo norte-sul pelo interior do país, o que lhe confere uma grande importância estratégica associada a uma fácil acessibilidade. É limitado a Norte pelos concelhos de Sousel, Fronteira Monforte, a Nascente pelo concelho de Borba, a Sul pelos concelhos de Évora e Redondo, e a Poente pelo concelho de Arraiolos, ocupando uma área total de cerca de 514km2 e com uma densidade populacional de 30 Hab/km2.
Estes factores contribuem para que o concelho e a cidade se afirmem, cada vez mais, como um importante polo regional de desenvolvimento.
No que diz respeito ao relevo e à paisagem a cidade de Estremoz situa-se numa elevação que atinge os 448m de altitude. Desta posição sobranceira é possível admirar a bela e vasta paisagem rural em seu redor, de onde se pode avistar, do alto do seu castelo, algumas povoações limítrofes, os campos e montes alentejanos. O relevo é caracterizado pela existência de algumas massas montanhosas de baixa altitude a par da peneplanície alentejana que ocupa mais de 3/4 da superficie do concelho. As massas montanhosas que mais sobressaem são os contra-fortes da Serra DOssa e as elevações ocupadas pelos calcários da cidade, até ao limite com o concelho de Sousel onde essas elevações são designadas por Serras da Lage, Sousel e S. Bartolomeu.
A nascente da cidade de Estremoz a paisagem está marcada pela exploração e extracção de mármore. Na ocupação dos solos, predomina a culruta extensiva e de sequeiro, com especial relevância para os cereais, muitas já reconvertidas em áreas de aproveitamento agro-silvo-pastoril, a par do olival, montado de azinho e sobro, e algumas manchas ocupadas com vinha, pomares, pinhal, eucaliptal e matos inclutos, dispersos um pouco por todo o concelho.
Até ao ano de 2013, o concelho de Estremoz possuía 13 freguesias, duas urbanas - Santo André e Santa Maria - e onze rurais: Arcos, Evoramonte, Glória, S. Bento do Ameixial, S. Bento do Cortiço, S. Bento de Ana Loura, S. Domingos de Ana Loura, Santo Estêvão, S. Lourenço de Mamporcão, Veiros e Santa Vitória do Ameixial.
Após a reorganização administrativa autárquica, que aconteceu em 2013, o território concelhio passou a ser constituído por 9 freguesias. Mantiveram-se inalteradas as freguesias de Arcos, Evoramonte, Glória, S. Domingos de Ana Loura e Veiros, sendo agregadas em Uniões de Freguesias as restantes 8 freguesias, da seguinte forma: União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), União das Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento), União das Freguesias de S. Lourenço de Mamporcão e S. Bento de Ana Loura, União das Freguesias de S. Bento do Cortiço e Santo Estêvão.
Na sua totalidade, as freguesias do concelho perfazem uma área de 514 km2 e têm uma população de cerca de 14.300 habitantes (Censos 2011).
Em termos históricos o concelho de Estremoz foi palco de diversos acontecimentos que marcam indelevelmente a história de Portugal. Exemplos disso são o Paço Real do castelo de Estremoz, construído por D. Dinis, onde em 1336, faleceu a Rainha Santa Isabel.
Estremoz foi também palco das reuniões de corte, nos reinados de D. João I e de D. Afonso V, e também já em 1497, D. Manuel entregou aqui, a Vasco da Gama, o comando da esquadra que o levou à Índia. Esta utilização, como aquartelamento de tropas, viria a verificar-se também durante a Guerra da Restauração, de onde as tropas partiram para diversas batalhas travadas nos anos que se seguiram à declaração de independência, em 1640. Na Freguesia de St. Vitória do Ameixial, travou-se. Em 1663 a célebre Batalha do Ameixial, uma das mais importantes batalhas da Restauração da independência de Portugal. Foi também, o Castelo de Estremoz, o quartel-general de D. Nuno Álvares Pereira, patrono da Infantaria, que comandou as tropas Portuguesas nas emblemáticas Batalhas dos Atoleiros e de Aljubarrota, em 1384 e 1385, frente às tropas de Castela e cujas vitórias viriam a consolidar a Independência Portuguesa. Por sua vez em Evoramonte, no dia 26 de Maio de 1834, foi assinada a Convenção de Évora Monte pondo termo à guerra civil (1832-34), entre absolutistas e liberais.
Conteúdo Brevemente Disponível
Entidades Públicas Neste Municipio
Estabelecimentos de Ensino Neste Municipio
Forças de Segurança Neste Municipio
Empresas Neste Municipio
Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Évora
2025-01-18
Classificação: Céu Limpo
Vento Previsto: Fraco E
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 0.7º
Temperatura Máxima: 13.0º
2025-01-19
Classificação: Chuvisco
Vento Previsto: Moderado S
Probabilidade de Precipitação: 53.0%
Temperatura Mínima: 0.6º
Temperatura Máxima: 11.7º
2025-01-20
Classificação: Chuva
Vento Previsto: Moderado S
Probabilidade de Precipitação: 100.0%
Temperatura Mínima: 9.9º
Temperatura Máxima: 14.2º
2025-01-21
Classificação: Aguaceiros
Vento Previsto: Moderado S
Probabilidade de Precipitação: 100.0%
Temperatura Mínima: 12.3º
Temperatura Máxima: 16.4º
2025-01-22
Classificação: Chuva
Vento Previsto: Moderado SW
Probabilidade de Precipitação: 100.0%
Temperatura Mínima: 11.5º
Temperatura Máxima: 15.7º
Centro Ciência Viva de Estremoz
O tema principal do Centro Ciência Viva de Estremoz é o funcionamento do nosso planeta, visto na perspetiva dos geólogos, dedicando uma especial atenção ao contexto geológico da região. O Centro tem uma parceria científica com a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, através do Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais e do Instituto de Ciências da Terra.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Espaço Ciência, Convento das Maltezas
7100 - 513 Estremoz
GPS: 38.8428421021, -7.5855259895
(+351) 268 334 285
Horários:
10h00 - 18h00 (terça a domingo).
Encerra nos feriados.
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Estremoz
OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA
Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.
Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.
É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.
Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva
Sem ofertas disponíveis actualmente neste concelho.
Freguesias na Câmara Municipal de Estremoz
Arcos União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André) Evoramonte Glória São Domingos de Ana Loura União das Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento) União das Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estevão União das Freguesias de São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura Veiros