Smishing, é o novo termo para fraudes com SMS
Se recebeu um SMS com dados para pagamento, ou com algum link estranho e que vem de um número desconhecido, tenha muita atenção, pois pode estar a ser alvo de um golpe para lhe extrairem dados pessoais e confidenciais.
Para evitar cair neste tipo de fraudes tenha em atenção os seguintes pontos:
1 - Verifique se a mensagem tem um número de retorno ou se não tem links
Por norma as entidades bancárias não enviam links nas suas mensagens, e verifique sempre se existe um número de retorno que seja válido, se esse número for visivel, faça uma breve pesquisa sobre o mesmo para ver se é fidedigno.
2 - Tenha em atenção se a mensagem pede algum dado pessoal
Verifique bem o conteúdo da mensagem, e se a mesma solicita de alguma forma dados ou passwords pessoais, caso assim seja, certamente a mensagem é fraudulenta e deve denunciar a mesma às entidades competentes e autoridades.
3 - verifique se o número de retorno é um short-code
Caso o número de retorno não seja um short-code, mas sim um número normal com 9 ou mais digitos, então está perante uma mensagem fraudulenta, pois as instituições usam serviçoes de envio de mensagens automatizadas e que são enviadas por números curtos.
4 - Desconfie sempre de mensagens que recebe sem qualquer expetativa prévia, ou interacção com a entidade recentemente e que lhe tentem oferecer algo (prémios ou dinheiro)
Se recebeu uma mensagem de uma entidade com a qual não negoceia à algum tempo, ou de uma factura para pagar com um valor que considera anormal, entre em contacto com essa entidade de seguida e exponha a situação, pois a mensagem pode ser uma tentativa de obter os seus dados pessoais ou de que faça um pagamento indevida para lhe extorquirem essa quantia. Não acredite em mensagens que lhe oferecem prémios ou a dizer que foi o vencedor do sorteio A B ou C, pois ninguém dá nada a ninguem nos dias que correm.
5 - Em caso de dúvida, fale sempre com a entidade a que a mensagem se refere
Não se deixe enganar, contacte sempre a entidade responsável para legitimar o envio da mensagem e se a mesma teve origem fidedigna, caso contrário denuncie a mesma às autoridades, ajude a evitar as fraudes.
Autoria:
PNMF
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