As telecomunicações têm evoluido a passos gigantescos em quase todos os lugares do mundo, e o Chile é um excelente exemplo desse crescimento.
A taxa de penetração das linhas de telecomunicações móveis aumentou 30% desde 2010, ou seja, para 130%. Supõe-se que atualmente existam cerca de 1,3 linhas de telecomunicações por habitante. Os clientes com contrato já são cerca de 42,5% da quota de mercado, enquanto que os clientes com contratos na modalidade de pré-pago são cerca de 57,5%.
As principais companhias móveis do Chile
Além destes dados, é importante realçar as companhias com mais relevo no Chile: Movistar ye ENTEL. A primeira com uma quota de mercado del 30,3%, enquanto que segunda apresenta 31,8%. Além destas, e um pouco mais atrás, temos a CLAROm com 24,5%: quase um quarto dos contratados de telecomunicações no país. A soma destas três operadoras somam 86,5%.
O resto está distribuido por outras companhias, tais como: WON, Virgin e VTR.
Apesar do grande crescimento, e da forte adesão da popilação chilena, ainda é um setor com uma grande margem de melhoria, sobretudo no que diz respeito à concorrência.
Prova disto, é o mercado das telecomunicações em Espanha, que em poucos anos se tornou um oligopólio, sendo um dos paises com maior convergência de companhias de telecomunicações.
As redes de distribuição pertecem a um grupo reduzido de operadores que prestam a sua cobertura às operadoras móveis virtuais. Desta forma, as companhias que não tenham infrastruturas contam com a possibilidade de oferecer o serviço aos clientes que pretendam contratar as suas tarifas. Estas companhias terão de pagar pelo “aluguer” da cobertura, pagando as companhias proprietárias da rede.
Assim, o mercado espanhol cresce, permitindo a entrada de mais companhias, aumentando assim a concorrência. Os preços passam a ser mais ajustados com com o passar do tempo.
Sem dúvida que o objetivo do mercado das telecomunicações no chile é de oferecer mais serviços por preços acessiveis.
POR: Selectra Portugal
ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>